Suspeitos criam 0800 falso para roubar senhas de contas bancárias no Paraná, diz PF
27/09/2023
(Foto: Reprodução) Suspeitos foram alvo de operação na manhã desta quarta (27). Investigações apontam que grupo adulterava caixas eletrônicos e obtinha dados das contas bancárias de clientes. Operação da Polícia Federal mira grupo que aplicou golpes em clientes da Caixa no Paraná
PF
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (27), uma operação contra um grupo criminoso suspeito de criar um número 0800 falso para roubar senhas de contas bancárias de clientes da Caixa Econômica Federal em cidades do norte do Paraná.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços de Maringá e Sarandi. As ordens judiciais foram executadas por 18 policiais.
O g1 aguarda retorno da Caixa para comentar o caso.
Segundo a Polícia Federal, o balanço final da operação será divulgado ainda na manhã desta quarta, na delegacia de Londrina.
Os suspeitos devem responder por crimes como furto qualificado e formação de organização criminosa. As penas, somadas, podem chegar até 16 anos de prisão, conforme a corporação.
Leia também:
VÍDEO: tecnologia reconstitui rosto da única múmia do Antigo Egito que está no Brasil
Mercado de trabalho: entenda como a promessa de 100 mil novos empregos em setor industrial do Paraguai pode refletir no Paraná
Cenipa: mau tempo contribuiu para queda de avião que matou família de Goioerê em 2020, aponta relatório
Como acontecia o crime
Segundo PF, as investigações apontaram que o grupo adulterava caixas eletrônicos para reter os cartões magnéticos dos clientes. Desta forma, eles tinham acesso às contas bancárias das vítimas.
Após conseguirem os cartões, os suspeitos utilizavam recursos de engenharia para contatar os correntistas e conseguirem senhas e dados.
Operação 'Derelicta'
A operação desta quarta foi nomeada como Derelicta, em razão de documentos encontrados em locais onde os suspeitos agiam. O termo, em latim, significa "abandonado", segundo a PF.
Mais assistidos do g1 PR
📱 Leia mais notícias do g1 Norte e Noroeste.
📱 Participe da comunidade do g1 Paraná no WhatsApp e no Telegram.