Itaipu bate recorde de geração de energia em 2023 para atender demanda por causa do calor
27/09/2023
(Foto: Reprodução) Produção chegou a quase 275 mil megawatts por hora, suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por até três dias. Consumo de energia cresceu 5% no PR entre os dias 18 e 24 de setembro. Usina de Itaipu bateu recorde de geração para atender demanda por causa do calor
A Itaipu Binacional bateu recorde de geração de energia em 2023 para atender alta na demanda devido ao calor da última semana, de acordo com a assessoria da usina hidroelétrica. Itaipu atualmente é responsável pela produção de 8,6% da energia consumida no Brasil.
Segundo o superintendente de operação da Itaipu, Rodrigo Pimenta, a usina operou em vários momentos com a capacidade máxima. Na segunda-feira (25), por exemplo, a produção de energia chegou a quase 275 mil megawatts por hora.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Esse número foi o recorde do ano e é suficiente para abastecer a cidade de São Paulo por até três dias.
"Foi observado então uma onda de calor, desde quinta-feira. A partir disso, sexta-feira, a Itaipu já disponibilizou toda a sua capacidade máxima disponível para atender o Brasil e o Paraguai, pra garantir a segurança energética de ambos os países", disse Rodrigo.
Somente no Paraná o consumo de energia elétrica cresceu 5% entre os dias 18 e 24 de setembro, em comparação as semanas anteriores do mesmo mês, de acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Líder na produção de energia
A margem brasileira de Itaipu investirá cerca de R$ 1 bilhão na revitalização do sistema, em Foz do Iguaçu
Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
A Itaipu Binacional é líder na produção de energia, com mais de 2,9 bilhões de megawatts-hora fornecidos.
Em 1997 a usina era responsável por 25% da energia consumida no país, atualmente por 8,6%. Especialistas e a empresa atribuem essa queda à participação de novas fontes de energia no sistema brasileiro, o que tornou a usina uma espécie de “bateria”, uma reserva para momentos de emergência, como por exemplo, no apagão registrado em agosto deste ano.
LEIA TAMBÉM:
Entenda o estudo da Unila que usa cannabis para tratar Parkinson de Eduardo Suplicy (PT)
Em protesto, guardas fecham lado argentino das Cataratas do Iguaçu no Dia Mundial do Turismo
VÍDEO: tecnologia reconstitui rosto da única múmia do Antigo Egito que está no Brasil
Hidroelétricas são principal fonte de energia no Brasil
As hidrelétricas ainda são a principal fonte de energia do Brasil, apesar do crescimento da energia solar e eólica. Elas produzem 52% do que é consumido no país e tem capacidade de responder rápido quando sol ou vento param de gerar.
A geração é controlada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que define quais usinas devem aumentar ou diminuir a geração e para onde a produção será enviada.
Na Itaipu, quando as informações chegam, os técnicos controlam as turbinas.
"O lado do Brasil, o Operador Nacional do Sistema, ele faz uma programação. E do lado do Paraguai, a Ande [Administración Nacional de Electricidad] envia, diariamente, um programa de demanda que nós vamos atender aqui durante a execução em tempo real", afirmou Rodrigo.
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
📱 Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.
📱 Participe da comunidade do g1 Paraná no WhatsApp e no Telegram.